sábado, 16 de abril de 2011

Exemplos de Falácias

 "Todo Joãozinho é feliz."
"A afirmação de Joãozinho é falsa, pois ele é um sujeito mal-educado".
 "Joãozinho diz a verdade, pois ninguém pode provar o contrário."
"É certeza que Deus exista, até que se prove o contrário."
 "Este caminhão é composto apenas por componentes leves, logo ele é leve também."
 "Você deve ser rico pois estuda em um colégio de ricos." ou "Formigas destroem árvores. Logo, esta formiga pode destruir uma árvore."
"Deveríamos abolir todas as armas do mundo. Só assim haveria paz verdadeira."
"O Guarani vai ganhar o jogo de hoje porque hoje é quinta-feira e até agora ele ganhou em todas as quintas-feiras em que jogou."
 "O Japão rendeu-se logo após a utilização das bombas atômicas por parte dos EUA. Portanto, a paz foi alcançada devido à utilização das armas nucleares."
"Sócrates tentou corromper a juventude da Grécia, a maioria (que votou pela sua condenação) sempre tem razão, logo foi justo condená-lo à morte."
"Os astronautas do Projeto Apollo eram bem preparados, todos eram excelentes aviadores e tinham boa formação acadêmica e intelectual, além de apresentar boas condições físicas. Logo, foi um processo natural os EUA ganharem a corrida espacial contra a União Soviética pois o povo americano é superior ao povo russo."
"O Islamismo é baseado na fé."
"O Cristianismo é baseado na fé."
"Logo o islamismo é similar ao cristianismo."
 "Se há carros então há poluição. Há poluição. Logo, há carros."
 "Se você não está a favor de de mim então está contra mim."
"Se o Barão diz isso é porque é verdade."
 "A voz dos pobres é a voz da verdade."
"Se fulano diz tanto que sua bicicleta é azul, então ela é."
"Será que o palhaço Joãozinho é o assassino? No ano passado um palhaço matou uma criança."

sábado, 9 de abril de 2011

Comentario sobre o texto "Filosofia com Alegria"
O texto Filosofia com Alegria mostra, através de uma pesquisa feita em comunidades de um site de relacionamento (Orkut) o que as pessoas pensam sobre filosofia. Eu acho que as pessoas vão muito pelo que elas ouvem, mais do que pelo que elas acham, porque se as pessoas realmente dissessem o que elas acham teria mais participantes na comunidade “eu amo Filosofia” do que na “eu odeio Filosofia”. As pessoas não conhecem as coisas, não sabem sobre o que ela se trata e já vão criticando. Filosofia é pensar, é a arte e o gosto pelo saber, e se as pessoas não gostam nem de pensar, nem de saber sobre o mundo pela sua volta, elas não gostam de mais nada.